(21) 2239-2191 contato@couveflor.com.br
Seg - Sex / 11:45 às 16h, Sab - Dom / 11:45h às 18h

Blog

Cultura Gastronômica
11
jun

Use Mais Azeite!

Essa é a dica da Chef Silvia Percussi, que apresenta o livro do seu pai, Luciano Percussi, do qual foi intensa colaboradora, “Azeite: História, Produtores e Receitas”, publicado em 2006 pela Editora Senac.

Entenda o básico:

Azeites não nasceram para a eternidade

Diferente do vinho, que tende a melhorar com o tempo, azeite bom tem, no máximo, 18 meses de vida. Passado esse tempo ele perde suas propriedades sensoriais e de paladar, fica rançoso e ligeiramente adocicado. Um azeite bem jovem, só para você ter uma ideia, “pica” na garganta!

Vão-se também os benefícios para a saúde dos polifenóis, que agem como antioxidantes, antialérgicos, antivirais e antiinflamatórios em nosso organismo, fazendo bem ao coração,à circulação sanguínea e prevenindo doenças.

Pode parecer exagero descartar azeites que tenham passado dos 18 meses. Mas, pense bem: é um alimento vencido! Para não passar por isso, compre vidros menores de azeite… ou use azeite com mais frequência.

Extravirgem X virgem

Fruto da primeira extração, o Azeite extravirgem é o mais nobre e mais puro dos azeites. Nele estão preservadas as características sensoriais e polifenóis. Por isso é mais caro. Para não “desperdiçar” seu dinheiro e não privar seus sentidos da experiência, reserve este tipo de azeite para preparações em que ele não precise ser aquecido, pois é aí que ele perde suas qualidades.

O azeite virgem vem da segunda prensagem. Tem aroma e sabor menos pronunciados, mas ainda é uma excelente opção para pratos que vão ao fogo. Dica: Mantenha uma garrafa de azeite extravirgem e uma garrafa de azeite virgem no armário.

Armazenagem

Azeite é sensível à luz do sol. Por isso mesmo, repare, os de boa procedência vêm sempre em vidros escuros. Mesmo assim, mantenha-os longe da insolação, guardados no armário. Se usar galheteiros, coloque azeite aos poucos dentro deles. E depois de usar, volte-o para um lugar escuro.

Combinações infalíveis

A campeã das campeãs, claro, é o pão com azeite. Assim como as saladas. Mas pouca gente sabe da diferença que um excelente azeite faz em pratos cozidos no vapor, como peixes e legumes. Experimente!

You may also like
Azeite roll-on
Pão de Queijo
Falando em Farofa…
Comer chocolate reduz a pressão arterial

Leave a Reply


9 − = um