(21) 2239-2191 contato@couveflor.com.br
Seg - Sex / 11:45 às 16h, Sab - Dom / 11:45h às 18h

Blog

Cultura Gastronômica
16
maio

Pão de Queijo

A origem do pão de queijo se confunde com a própria origem da culinária mineira, acompanhando a evolução de seus ingredientes: primeiro surgiu a goma, vindo da mandioca sob a forma do polvilho doce ou azedo; depois a gordura de porco, o sal, o ovo, o leite, a nata, a manteiga e por último o queijo, que aos poucos incorporou-se ao biscoito de goma (precursor do pão de queijo) moldados sob a forma de pequenas bolinhas e finalmente assados.

Com o desenvolvimento e expansão do mercado de produtos congelados, o consumo do pão de queijo expandiu-se por todo o país e exterior. Com este crescimento surgiram tecnologias de processamento, desenvolvimento de equipamentos e muita criatividade, como pão de queijo com chocolate, pão de queijo recheado, pão de queijo com ervas, pão de queijo com goiabada, não deixando para traz o tradicionalíssimo pão de queijo, com receitas que são verdadeiras relíquias.

Receita de Pão de Queijo / Receita Tradicional

Ingredientes:

– 1 quilo de polvilho (pode ser doce ou azedo) – o polvilho azedo permite um maior crescimento e um pão de queijo de sabor mais tradicional e pronunciado;

– 500 gramas de queijo Minas Padronizado ou Curadopodendo ainda ser complementado com um bom queijo Parmesão;

– 500 ml de leite;

– 5 ovos;

– 2 colheres de sopa de manteiga;

– 1 colher de sobremesa de sal.

Modo de fazer:

Peneire o polvilho numa gamela (em Minas a gamela é uma peça utilizada na cozinha que se assemelha a uma pequena bacia, feita de madeira, o que pode ser substituída por uma bacia plástica, que caiba os ingredientes e permita a mexedura. Meça o leite, a manteiga e o sal, aqueça-os até que a manteiga esteja totalmente derretida e o leite numa temperatura em torno de 90°C (pode-se abrir fervura).

Adicione o leite (com a manteiga e o sal) sobre o polvilho, mexendo lentamente (este procedimento é denominado de escaldo do polvilho), irá permitir que o pão cresça melhor e se torne mais digerível.

Depois de escaldado, deixe que esta mistura resfrie um pouco ( em torno de 30 minutos) e adicione os ovos. Esfarinhe a massa com as pontas dos dedos e solve muito bem. A massa deverá ficar maleável e uniforme, adicione o queijo (previamente ralado) e regule o ponto com um pouco de leite ou polvilho quando necessário.

Adição da Ricota com Ervas Finas: para recheio com a ricota, a mesma deverá ser macia e firme o suficiente permite o manuseio de pequenas porções o suficiente para introduzí-las na quantidade massa do pão de queijo.

Molde sob formato de bolinhas no tamanho que preferir, recheie com a ricota com ervas finas  e leve ao forno previamente aquecido (a massa fria não gruda nas mãos).

O tempo para assar o pão de queijo fresco (que não esteja congelado) normalmente é 20 minutos, sob forno previamente aquecido, que não deve ser aberto até o ponto final. O pão de queijo congelado, necessita de 40 a 50 minutos para assamento.

Naturalmente o pão de queijo congelado irá gastar mais tempo.

Dicas:
. Use um queijo com sabor autêntico, como um Minas Curado ou um bom Parmesão, afinal de contas pão de queijo tem que ter queijo, né verdade?

. Deixe o polvilho escaldado, esfriar, e somente depois adicione os ovos.

. Pré aqueça antecipadamente o forno para assar o seu pão de queijo.

. Caso queira inovar, adicione um pedacinho de Gorgonzola, ficará “bão demais”. Bacon moído, alho, cheiro verde também dará um delicioso pão de queijo. Faça um festival em casa!

. Para completar, coe um cafezinho e saboreie seu pão de queijo com um também autêntico requeijão de barra, também das Minas Gerais.

fonte: www.queijosnobrasil.com.br

You may also like
Cozinha Provençal
Cheesecake de Cupuaçu
Torta de Limão
Para variar sem sair da dieta

Leave a Reply


seis − = 1