(21) 2239-2191 contato@couveflor.com.br
Seg - Sex / 11:45 às 16h, Sab - Dom / 11:45h às 18h

Blog

Cultura Gastronômica
25
jun

Merluzas

A merluza tem poucas espécies, mas é um grupo de expressiva importância econômica, pois mais de seis milhões desses peixes são consumidos anualmente em todo mundo. No Brasil o tipo mais comum é o Merluccius hubbsi, a merluza argentina. Características de ambos os litorais do oceano Atlântico, são encontradas também no mar Mediterrâneo e no oceano Pacífico (nas costas americanas, mexicanas, chilenas e neozelandesas).

A merluza européia (Merluccius merluccius) possui a cabeça na mesma dimensão da boca, que contém dentes muito afiados. O corpo é um pouco alargado e coberto de escamas pequenas. A primeira nadadeira dorsal é mais curta que a segunda; sua barriga pode ser branca ou prateada e possui uma linha negra esfumaçada que segue por todo o dorso. Algumas espécies podem alcançar até 1,5 metro de diâmetro e pesar até 15 quilos. Vivem nas proximidades dos fundos marinhos ou sobre a plataforma continental , em profundidades que vão dos 30 a 500 metros ou mais. Durante o verão, os peixes mais jovens aparecem na costa e no inverno, descem em maiores profundidades.

Durante o dia ficam no fundo e quando é noite, sobem para alimentarem-se de plâncton, cefalópodes, crustáceos e peixes menores (até mesmo da sua espécie). Seu período reprodutivo vai do final do inverno até o metade da primavera.

É classicado como um peixe “magro”. De carne branca e salgada, pode ser preparado em filé ou espetos na grelha. Seu parente mais próximo é o bacalhau.

As merluzas pertenecem à família dos Gádidos, ordem Gadiformes.
O nome científico da merluza chilena é Merluccius gayi; a do Senegal é Merluccius senegalensis; a do mar do norte é Merluccius australis ou Merluccius polylepis; a sul africana ou do Cabo é Merluccius capensis; a americana ou prateada é Merluccius bilinearis e a do Pacífico é Merluccius productus.

fonte: Frugal

You may also like
Espaguete com Lascas de Bacalhau em Emulsão de Alho-Porró

Leave a Reply


oito × = 8