(21) 2239-2191 contato@couveflor.com.br
Seg - Sex / 11:45 às 16h, Sab - Dom / 11:45h às 18h

Blog

Cultura Gastronômica
08
nov

A hora certa do dia em que tomar café é mais prudente e eficaz

Se tomar café é um hábito que não dispensa, saiba que, segundo um neurocientista, existe uma hora do dia em que deve bebê-lo: nos períodos em que os níveis do hormónio cortisol caem. E logo após acordar não é definitivamente o melhor horário, sob pena de criar resistências à cafeína e aumentar a dependência. Os picos de cortisol ocorrem ao acordar, ao almoço e ao fim da tarde.

Neurocientista Steven Miller, investigador da Universidade Militar de Ciências da Saúde (EUA), sustenta a sua tese num trabalho intenso e defende que existe uma hora do dia em que o café é mais aconselhado.

E se o café é um dos seus hábitos diários, saiba então que logo após o acordar não deve tomá-lo. Deve, pelo contrário, aguardar pela descida dos níveis de cortisol, o que ocorre cerca de uma hora depois de acordar. Miller explica porquê.

Estes níveis de cortisol são muito elevados quando uma pessoa acorda. “A produção de cortisol está relacionada com o nível de alerta. E o pico dá-se, em média, às 8h00 ou 9h00”, explica o neurocientista.

Nessa altura, não é aconselhável tomar café. “Um dos princípios-chave da farmacologia é que o consumo de drogas só deve ocorrer quando é necessário. Caso contrário, desenvolve-se uma resistência”, acrescenta o investigador.

Ou seja, é aconselhável aguardar pela queda dos níveis de cortisol – cerca de uma hora depois de acordar – para não criar resistências ao café e, desse modo, evitar dependências. Caso não siga este conselho, estará a criar resistências à cafeína, o que o obriga a consumir mais café para ter os mesmos efeitos.

Tomar café logo depois de acordar é contraproducente, mas há outras horas do dia em que há picos de cortisol: à hora do almoço e entre as 17h30 e as 18h30, segundo explica Steven Miller.

Assim, para que o seu organismo reaja da melhor forma ao consumo do café, deve ter em atenção que o café da manhã não pode ser o início de um novo dia.

texto: António Henriques / PT Jornal

Leave a Reply


cinco × 4 =